Acre
Após quase dois anos suspensa, Zona Azul volta a operar em Rio Branco
Compartilhe:
Após quase dois anos suspenso, o sistema de estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul, volta a funcionar nesta segunda-feira (20), em Rio Branco.
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) informou que o tempo inicial é de 30 minutos e vai até 2 horas. A cada duas horas, a pessoa precisa mover o veículo para outra vaga disponível.
“Nós já estamos há 30 dias de orientação, o pessoal da Rizzo ajudando a baixar o aplicativo, orientando a população rio-branquense. Segunda-feira [20] começa de fato a cobrança. Já tem muita gente cadastrada, aplicativos baixados, inclusive compras de recarga já funcionando, os pontos de vendas de Rio Branco já estão funcionando”, informou o superintendente, Benício Dias.
Inicialmente, a cobrança no sistema de estacionamento rotativo será feita apenas no Centro da capital acreana. Mas, o intuito da prefeitura é levar o serviço também para os bairros do Bosque e Estação Experimental.
Cobrança
Conforme o planejamento, será cobrado R$ 2,20 por hora para carros e R$ 1,10 para motos. Idosos e deficientes também pagam pelas vagas, sendo cobrado 5% do valor total para idosos e 2% para deficientes.
Cerca de 19 operadores devem auxiliar os motoristas com o uso da Zona Azul. Segundo a RBTrans, a maioria desses operadores, é de flanelinhas que já trabalham nas áreas e conhecem o público.
O sistema foi suspenso em abril de 2021 após sete anos de funcionamento na capital. Na época, a prefeitura falou que a suspensão era por conta do fim do contrato com a empresa responsável pelo serviço. Com isso, 10 monitoras foram dispensadas de seus serviços e 14 empregos diretos foram perdidos.
A previsão inicial, era de que dentro de 90 dias seria feita a licitação e contratação da nova empresa. Porém, no início de 2022, a prefeitura avisou que não existia nenhuma licitação ou processo de contratação aberto.
Desde então, não eram feitas cobranças para estacionamento nos locais indicados pela Zona Azul. Em abril do ano passado, a prefeitura voltou a falar sobre um possível retorno do estacionamento rotativo. Na época, a gestão disse que as tarifas estavam sendo reajustadas e retornaria com nova tecnologia em Rio Branco.
Já em novembro do mesmo ano, a RBTrans confirmou o retorno da cobrança com previsão até o final ano. Mas, a retomada foi adiada várias vezes, sendo a última em fevereiro deste ano, porque a instalação de equipamentos, pinturas de ruas e sinalização ainda não tinham sido concluídas.
Pagamento pode ser feito direto no APP da empresa que administra a Zona Azul — Foto: Aline Nascimento/g1
Formas de pagamento
O motorista terá algumas opções na hora de fazer o pagamento do ticket do estacionamento. Conforme divulgado pelo Grupo Rizzo, as opções incluem:
- Aplicativo Rizzo Park – pode ser baixado na IOS ou Google play;
- Cartão de crédito – o ticket pode ser adquirido via cartão de crédito;
- Ticket avulso – solicitado na tela inicial do sistema;
- Postos de vendas credenciados pela empresa.
https://g1.globo.com/ac